Mixologia Molecular


As bebidas e os cocktails têm agora uma variedade de formas e sabores que eram impossíveis há uns anos atrás e isso deve-se aos avanços da mixologia molecular.



A mixologia molecular
A mixologia molecular é o termo aplicado ao processo de criação de cocktails através da utilização de equipamento científico e as técnicas principais da gastronomia molecular. Trata-se de um processo moderno que possibilita a produção de uma maior variedade e intensidade de sabores, combinação de sabores diferentes, aromas, texturas e efeitos visuais que melhoram a experiência de beber um simples cocktail. O primeiro exemplo de mixologia molecular foi a estratificação de bebidas (densidade e viscosidade) e, como tal, a pousse-café (um estilo de bebida apresentado em camadas) foi um dos primeiros modelos. Atualmente, a mixologia molecular trabalha principalmente com as propriedades físicas de uma bebida.



Os objetivos da mixologia molecular
O objetivo principal da mixologia molecular passa por trabalhar a matéria de uma determinada bebida ou cocktail, mudando os estados moleculares dos seus ingredientes principais – é a chamada teoria da desconstrução. Este conceito promove uma experiência sensorial única para todos os consumidores, pois possibilita comer um Martíni em forma de gelatina em vez de o beber, ou degustar um Bloody Maryna forma de espuma e isso são sensações e experiências únicas, impossíveis de imaginar há uns tempos atrás. Esta é uma prática que tem vindo a atrair milhares de apreciadores, sendo por isso objeto de estudo para muitos mixologistas em todo o mundo.



O equipamento utilizado na mixologia molecular
O equipamento utilizado na mixologia molecular pode ser muito variado e pode implicar desde um simples maçarico até um item mais especializado como a sous-vide que, em francês, quer dizer “sob vácuo” e refere-se a um método de cozinhar em sacolas plásticas seladas a vácuo em baixas temperaturas durante muito tempo. Estas infusões permitem combinações inesperadas de sabores noscocktails, incluindo os aromas de substâncias não comestíveis, como o tabaco, perfumes e até artigos de couro. É de realçar que os mixologistas também utilizam um evaporador rotativo para a preparação de destilados e extratos.



As técnicas mais populares da mixologia molecular
As técnicas utilizadas por um barman na mixologia molecular são, na sua maioria, técnicas ligadas à gastronomia molecular, como a esterificação, emulsificação e gelificação. Dessa forma, um cocktail pode ser apresentado com a forma de espuma, pó, gel, entre outros, e isso é sinónimo de uma experiência exclusiva para todos os consumidores. Atualmente, existem muitos bares e barmans que se especializaram em mixologia molecular, assim como restaurantes especializados em gastronomia molecular.  

BarBack


BARBACK


A função de um barback é suprir os bares e auxiliar os Bartenders, também chamados BarMan, no que precisarem.  As tarefas mais comuns são:
Suprir gelo
Suprir frutas
Trazer troco para o caixa
Trazer Spirits (destilados)
 Trocar kegs (barril de 50 litros de cerveja, geralmente)
Receber, conferir e organizar  mercadorias
Suprir geladeiras com cervejas e outras bebidas
Trocar os skips (lixo de garrafas) e bins (lixos em geral).
Suprir prateleiras de Soft Drinks (coca, fanta, sprite...)

Como qualquer outro funcionário, o Barback tem  a responsabilidade de manter o ambiente limpo, cheiroso, arrumado. Então sempre tem algo a fazer. Se os bares estão todos supridos e organizados, os, barbacks, ajudam os Floor Staff (funcionários de pista ou garçom), colhendo copos . Mas sempre atento aos bares, sua principal  tarefa.

Barman's

Barman Barman é uma palavra inglesa, quer dizer homem do bar, e se refere ao profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas alcoólicas aos seus clientes, mais frequentemente em bares. Não há registros da origem desta função, mas acredita-se que deva ser uma profissão muito antiga e que remonte ao tempo das tavernas. Em 1950 foi criada a International Bartenders Association (IBA), que estabelece normas de conduta à categoria.

Barman Clássico: Ele conhece a origem das bebidas, sua composição, suas propriedades, sua história, suas características, seus efeitos no organismo e seu infinito potencial gastronômico. Sabe como preparar os diversos coquetéis internacionais e criar suas próprias receitas, bem como decorá-las e oferecê-las. São geralmente profissionais com mais tempo no segmento e lideram a brigada operacional do bar. Trabalham em trajes sociais, e frequentemente falam mais de um idioma, o que os favorece em uma carreira internacional, por também se adequarem aos formatos de restaurantes de alta gastronomia, hotéis internacionais, "pubs", "piano bar's" e navios de cruzeiro.

 Barman contemporâneo (mixólogo ou mixologista): Esse profissional dispõe de todos os conhecimentos do Barman clássico descritos acima, entretanto, conhece muito bem o estilo de trabalho ´´free-style´´ pois, geralmente ele começa na profissão como barback ou bartender. O que o torna diferenciado é o seu conhecimento mais aprofundado de todas as bebidas que estão no mercado nos dias de hoje. Ele utiliza dos seus conhecimentos para criar novos aromas, sabores e consistências. Harmoniza com requinte e ciência ingredientes inusitados, antes impensáveis na coquetelaria. No Brasil, existem barmans contemporâneos por diversos estados, destacando principalmente os estados de SP, RJ, MG,RS, SC e PR. São geralmente contratados de empresas fabricantes de bebidas para elaborar novos flavors , criar novas tendências de consumo, divulgar a marca e ministrar cursos. Vestem-se de maneira elegante e costumam ser contratos para eventos elitizados. Não necessitam do uso de danças, alegorias e trajes insinuantes para desenvolver sua profissão.

 Barten der free style: Geralmente agregar habilidades a essa imagem. Hoje em dia, os bartenders treinam malabarismo, pirofagia, acrobacia, e mágica. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas, ou flair, atinge grande popularidade e já existem diversos torneios ao redor do mundo que premiam os melhores desempenhos. Hoje em dia além do Flair, muitos tem extenso conhecimento em coquetelaria(não sendo um regra), bem como servir de forma dinâmica as bebidas de domínio público jovem como as vodkas ice e os energéticos. Vestem-se de forma a agradar ou impressionar o público alvo da casa, usando boinas, bandanas, faixas, pulseiras, piercings e penteados modernos. Trabalham geralmente em boates, baladas, shows, casas noturnas e eventos em geral.
 

Nightclub bartender :O Nightclub Bartender é simplesmente aquele Barman que se dedica ao trabalho em Baladas (Nightclubs), Eventos (Open-Bar, Lounge e outros) e Grandes eventos (Shows, Raves e outros).Esse tipo de trabalho envolve sobretudo a agilidade do trabalho dentro do Bar, baseando-se sempre em um mise-en-place de qualidade, onde o Chefe de Bar normalmente irá organizar o ambiente de trabalho e disponibilizar todos os produtos que serão vendidos e servidos ao longo da festa. Os coquetéis servidos tradicionalmente são os mais simples possíveis, baseando-se quase sempre em Drinks montados, podemos citar como exemplo casos clássicos como: Sex on the Beach, Tequila Sunrise, Mojito e Blue Lagoon.Também existem clubs e eventos que prezam pela montagem de coquetéis levemente mais elaborados como Margarita, Whisky Sour e Dry Martini.No Brasil, a popularidade da caipirinha faz com que ela, assim como suas variações (Caipiroska, Saquerinha, Caipiríssima) quase sempre faça parte da carta de coquetéis.}Os Barmans que atuam como Nightclub Bartenders não são em geral especializados em Bartender Flair, visto com certo preconceito dentro desse nicho, onde o trabalho é sempre baseado na agilidade e improviso. A capacidade de venda do Barman também é importante, pois estará em contato direto com o público e dependendo dos casos poderá receber incentivos para venda de produtos das mais diversas marcas do mercado. Além da rapidez e visão o Nightclub Bartender pode também desenvolver o seu trabalho dentro da coquetelaria envolvendo-se com a improvisação de coquetéis, adaptando clássicos ou criando novidades conforme o gosto do cliente. É uma modalidade que cresce cada vez mais junto com a evolução dos grandes Clubs do Mundo. No entanto, carece de bons profissionais.